Lentes de contato

O que preciso saber sobre lentes de contato?

São pequenas lentes que são adaptadas sobre a córnea, que é a estrutura transparente que forma a camada mais externa do globo ocular e se situa à frente da íris, membrana que dá cor aos olhos. As lentes de contato são próteses utilizadas com a finalidade de corrigir alterações visuais causadas por miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e ceratocone, dentre outras patologias oculares.

Quais tipos de lentes de contato existem?

Existem vários tipos de lentes de contato, que variam conforme o material de que são feitas e o propósito para o qual são indicadas. Para simplificar, podemos dizer que existem as lentes hidrofílicas ou gelatinosas e as rígidas, de materiais gás-permeáveis.

Quais as vantagens das lentes de contato?

As lentes de contato bem adaptadas podem substituir os óculos, proporcionando qualidade visual igual ou superior, são mais adequadas à prática de esportes, proporcionam maior conforto visual a pessoas que têm grau muito diferente nos dois olhos, podem ser utilizadas com finalidade terapêutica em algumas patologias, podem mudar a aparência da coloração dos olhos e são indicadas para pessoas que não gostam ou apresentam alguma dificuldade para uso de óculos.

Toda pessoa pode utilizar lente de contato?

Em princípio, sim, pois existem poucas contraindicações ao uso de lentes de contato. É necessário, entretanto, haver um exame detalhado do globo ocular para saber qual a melhor lente a ser indicada para cada olho. Esse exame é feito pelo médico oftalmologista, que é o profissional capacitado para fazer a adaptação da lente de contato.

O que é a adaptação de lentes de contato?

A adaptação de lentes de contato é um exame minucioso feito pelo médico oftalmologista para identificação do grau e das condições próprias de cada olho, com a finalidade de verificar se existe alguma contraindicação para o uso das lentes de contato e qual o tipo de lente adequado para proporcionar maior conforto e qualidade visual. O processo de adaptação consiste de algumas consultas, nas quais são feitos testes, treinamentos para colocação e retirada das lentes e avaliações da reação do olho. São ensinados também os cuidados básicos para o uso, a higienização e a conservação das lentes.

Já sou usuário(a) de lentes de contato. Preciso fazer sempre adaptação de lentes de contato?

Embora o termo “adaptação de lentes de contato” induza ao raciocínio errado de que, uma vez adaptada, não é preciso mais acompanhamento, são necessárias consultas periódicas para avaliação dos olhos e da condição das lentes de contato, pois pode haver alteração no grau, na curvatura da córnea ou da própria lente (principalmente no caso de lentes não descartáveis ou rígidas). Podem surgir também patologias relacionadas ou não ao uso de lentes de contato, que poderão ser diagnosticadas nessas consultas periódicas e tratadas precocemente.

Quais os cuidados que o usuário deve observar para uma boa utilização das lentes de contato?

Principalmente cuidados de higiene, ou seja, lavar muito bem as mãos antes de manusear as lentes, usar os produtos de limpeza e assepsia recomendados pelo seu médico, guardar as lentes limpas e em estojo apropriado e seguir rigorosamente o período estipulado para o uso (se de uso diário, retirá-las diariamente; se de uso prolongado, retirá-las nos prazos recomendados pelo oftalmologista) e também os intervalos recomendados para a substituição das lentes.