Ergoftalmologia – a visão e o trabalho

O que é Ergoftalmologia?

A Ergoftalmologia estuda as relações entre a visão e o trabalho, com o objetivo de prevenir desconfortos e doenças oculares. A imagem nos monitores é formada por pixels, dificultando o foco e resultando em tensão da musculatura ocular. Os olhos não foram programados para passar horas encarando uma tela de computador ou dispositivos eletrônicos, tais como tablets ou telefones celulares. O uso dessas novas tecnologias tem feito surgir sintomas físicos que interferem com a nossa qualidade de vida e produtividade.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são olhos irritados, vermelhos, sensação de secura ocular ou lacrimejamento, ardor, sensação de “areia nos olhos”, coceira, cansaço visual, aumento da sensibilidade à claridade (fotofobia), sensação de peso nos olhos ou na fronte, além de dores de cabeça e na coluna. A queda na umidade do ar e o uso de janelas, ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado com o fluxo de ar direcionado para os olhos aumentam a evaporação da lágrima, causando secura nos olhos e também o ressecamento da garganta e das narinas. O aumento da evaporação da lágrima pode causar ardor, lacrimejamento e irritação ocular.

Prevenção

Podemos realizar adequações no ambiente de trabalho e nos nossos hábitos, de modo a reduzir o desconforto causado pelo uso prolongado do computador. As condições de ventilação devem ser corrigidas, e piscar os olhos adequadamente é necessário para manter a superfície ocular bem lubrificada. A iluminação do ambiente de trabalho deve ser homogênea, de preferência de teto, evitando-se luminárias de mesa e focos de luz dirigidos aos olhos ou à tela do computador. As superfícies de trabalho, paredes e pisos não devem ser brilhantes. Mantenha a tela do computador sempre limpa e ajuste o brilho. Mantenha o monitor entre 50 a 60 cm de distância e regule sua altura sempre abaixo da linha dos olhos, isso manterá o seu olhar ligeiramente voltado para baixo e diminuirá a área de exposição ocular. Procure se informar também sobre a postura correta do tronco, braços e pernas.

  1. Acostume-se a piscar com mais frequência, evitando fixar a visão por longos períodos sem lubrificar os olhos com as lágrimas. Coloque um lembrete de “piscar” próximo ao monitor do computador.
  2. Descanse os olhos a cada hora de trabalho, dirigindo o olhar por alguns minutos para um local distante, a fim de relaxar a musculatura ocular.
  3. Se você usa óculos, mantenha as lentes sempre limpas e livres de poeira e gordura.
  4. Se você usa óculos para leitura, saiba que existem lentes apropriadas para dar conforto, tanto na leitura quanto no uso do computador, converse com seu médico oftalmologista.
  5. Os usuários de lente de contato devem seguir a orientação do seu médico oftalmologista para manter uma hidratação adequada.
  6. Faça o seu checkup oftalmológico anual, mantendo atualizados os óculos e as lentes de contato, e procure o seu oftalmologista, caso o desconforto com o uso do computador persista.